Acorde diminuto tem sua formação causada pelos graus: 1, 3b, 5b, 7bb. O grau 5b é o mesmo que a quinta diminuta, e o 7bb é o mesmo que a sétima diminuta.
Aprender o que é um acorde diminuto é importante pois você pode usar ele como um acorde de passagem ou até como acorde substituto. Por exemplo, A#° pode ser utilizado para substituir um A7.
Se porventura você quiser aprender e se especializar ainda mais na música, fazer o Curso de Teclado Online pode ser o melhor caminho a seguir.
Como montar um acorde diminuto
Aprender a como montar um acorde diminuto, no início, pode ser um pouco difícil de entender, e para que você consiga, é preciso estudar.
Por exemplo:
Vou utilizar o exemplo do Dó diminuto (Cº):
- O primeiro grau é o C
- O terceiro grau menor é o Eb
- O quinto grau diminuto é Gb
- E o sétimo grau diminuto é A ou Bbb
A junção dessas notas resultam no acorde diminuto Cº
Geralmente, o símbolo mais usado para indicar um acorde diminuto é uma bolinha na parte de cima na nota, exemplo: C°. Entretanto, há quem escreva a nota como: Cdim.
Quais são os intervalos de um acorde diminuto?
Um modo simples para lembrar de como fazer o acorde diminuto é colocar em mente que a distância entre as notas do acorde tocadas será de 1 tom e meio.
“Ah, mas quando devo utilizar essa contagem de 1 tom e meio”? É simples… deve usar sempre que for tocar um acorde diminuto. Isso ocorre porque todos os graus do acorde têm 1 tom e meio de distância entre si.
Aprenda mais:
Veja abaixo:
- 1º grau ao 3º grau menor: distância de 1 tom e meio;
- 3º grau menor ao 5º grau diminuto: distância de 1 tom e meio;
- 5º grau diminuto ao 7º grau diminuto: distância de 1 tom e meio.
Ou seja, caso você esteja tocando teclado, violão ou guitarra e queira montar um acorde diminuto, basta deslocar o mesmo acorde em 1 tom e meio para baixo ou para cima, para que ele possa continuar o mesmo.
Só haverá uma coisa que vai mudar em relação aos dedos, que é a localização das notas.
Entretanto, o acorde diminuto vai ter as mesmas notas, sendo totalmente igual. Veja abaixo as imagens do acorde Dó diminuto (C°) para que você entenda com mais clareza o que foi explicado anteriormente:
(TROCAR ESSAS IMAGENS DO ARTIGO)
Agora, preste atenção nas notas, com o acorde diminuto deslocado 1 tom e meio para cima.
E agora, mais 1 tom e meio:
Para ter a certeza, mais 1 tom e meio para cima
Percebeu? As notas mudam? Não! São as mesmas, ou seja, o Dó (C°) diminuto é o mesmo que o Mi (E°) diminuto, igual ao Sol diminuto (G°) e também idêntico ao Lá diminuto (A°).
É de suma importância estudar e memorizar o que foi explicado agora, e percebemos que o C° possui as mesmas notas do Eb°, Gb° e o A°.
Com isso, vamos supor que você está tocando determinada nota em uma região no braço que o C° está do lado, e você queira tocar um A°. Você acha que, para facilitar, é correto tocar o Cº ao invés do A° que é a próxima nota da cifra?
Caso você tenha dito que sim, parabéns. Essas substituições podem e devem ser realizadas.
Do mesmo modo, se quiser tocar o C°, você pode escolher um Gb° para substituí-lo, por exemplo.
E agora, para fechar, sabia que, basicamente, só existem 3 acordes diminutos diferentes?
Que são: C°, C#° e D°. Os outros acordes possuem as mesmas notas desses 3:
C° é igual > D#°, F#° e A°
C é igual > E°, G° e A#°
D° é igual > F°, G#° e B°
Espero que você tenha aprendido mais sobre acorde diminuto. Acompanhe e estude com nossos demais artigos do blog.