5 Dicas Para Comprar Cordas de Contrabaixo

Se as cordas do seu contrabaixo estão ficando desgastadas, é um sinal que, está na hora de trocá-las.
E neste momento, provavelmente, você criou dúvidas e quer dicas para comprar cordas de contrabaixo.

Porém, fique calmo e veja as melhores dicas para comprar cordas de contrabaixo aqui!

Você receberá ensinamentos que você vai levar por toda a vida. Mas para isso, é preciso que você conheça e entenda como funciona o encordoamento de contrabaixos. Após isso, vai ficar fácil optar pelas cordas ideais para contrabaixo.

Você sabia que têm cursos 100% online que ensinam as melhores técnicas de contrabaixo? Talvez, um curso de contrabaixo online seria um ótimo aprimoramento para você.

Confira abaixo as melhores dicas para comprar cordas de contrabaixo.

1. Analise as tecnologias usadas nas cordas

Existem diferentes tipos de materiais usados para a confecção da corda. Por exemplo, são usados materiais nos núcleos, filamentos, revestimentos e na espessura da corda.

Outro fator que precisa ser analisado é na tecnologia usada. Pois, ela tem o poder de mudar o resultado das cordas.

Baixa tecnologia interfere na durabilidade e no timbre da corda.

Vale pagar um pouco mais, para se ter uma tecnologia e um material melhor.

2. Escolha o melhor material

Para que você consiga escolher as cordas certas, você vai precisar entender a diferença entre os materiais usados na confecção das cordas.

Todos os modelos têm suas vantagens e desvantagens, estude-os para que a escolha do material não interfira, negativamente, no seu desempenho.

A escolha errada do material, pode trazer-lhe problemas em num futuro próximo. Tanto quanto a sonoridade e durabilidade.

Há cordas que duram 1 ano, há outras que duram 3 ou 4 anos. Tudo isso depende do material usado.

3. Atenção com a espessura das cordas

Existem cordas que são mais grossas, e outras, que são mais finas. O que vai determinar qual a espessura da corda que você irá usar, será você mesmo.

Vários grandes baixistas preferem usar cordas de espessura mais grossa, mas também, há outras lendas que usam cordas mais finas.

O ideal, é que você faça testes e escolha a espessura, na qual, você se adequar melhor… tanto na pegada, quanto no timbre.

Cordas mais finas tendem a transmitir mais leveza e pressão;

Cordas mais grossas tendem a transmitir um sustain melhor e um som mais encorpado.

4. Use as melhores marcas

Têm pessoas que falsificam cordas, há outras que utilizam material misturado com outros compostos para baratear o produto, e acabam tirando a qualidade total do som e perdendo a durabilidade.

Ao invés de economizar, você acaba jogando dinheiro fora, tendo que comprar cordas de 6 em 6 meses. Pois, algumas, acabam arrebentando.

Logo, por essas circunstâncias, você precisa investir um pouco mais com as melhores marcas.

As cordas mais utilizadas são: Fender, Elixir, Ernie Ball e D’addario.

5. Compre em lojas de músicas conhecidas

E a última das melhores dicas para comprar cordas de contrabaixo é adquiri-las nas lojas de músicas conhecidas e especializadas. Lojas grandes, oferecem garantia e até, um desconto para pagamento a vista.

Além disso, essas lojas possuem grande variedades de cordas e conhecimento sobre elas. No dia, se você tiver alguma dúvida, poderá perguntar e terá sua dúvida esclarecida por um profissional de verdade.

Essas foram as melhores dicas para comprar cordas de contrabaixo. Siga-as e acerte sempre no encordoamento do seu contrabaixo;