Para você que não sabe o que é música clássica, criei esse artigo visando tirar suas principais dúvidas a respeito desse gênero musical.
O que é música clássica e quais são suas características?
É um estilo musical erudito, que por sua vez, se caracteriza pela dificuldade da instrumentação e por ser reproduzida sob forma de ópera, sinfonia e entre outros modelos de progressos musicais.
É um pouco complicado dizer as características da música clássica, pois há vários tipos diferentes de estilos, formas e gêneros que variam em conformidade com o período histórico.
Entretanto, há características que podem ser tidas como padrões das músicas eruditas, tais como:
- Instrumentação: formada por vários instrumentos musicais. As orquestras são conhecidas por reproduzir as músicas clássicas;
- Sociedade: Este gênero musical, há anos, ficou associado como sendo um bem das sociedades ricas e de pessoas intelectuais.
- Execução: diferente da música popular, manifestada por meio de canções, a música clássica é composta por sinfonias, óperas, sonatas, entre outras formas mais complexas de desenvolvimento musical;
Assim como todos os outros gêneros musicais mais conhecidos, conhecer e dominar o compasso musical é de suma importância.
Vale ressaltar que, para se tornar um músico mais completo, além de dominar o compasso musical, é preciso conhecer os princípios e técnicas musicais.
Para que isso aconteça, talvez, o melhor caminho seja fazer um curso de teclado online.
Agora que você já sabe o que é música clássica, já ouviu falar sobre os seus tipos? Não? Então conheça abaixo:
Quais os tipos de música clássica?
Entre os tipos de música clássica, pode-se citar: concerto, sinfonia, ópera, música de dança, suíte, poema sinfônico
Concerto – É uma forma musical que teve início a partir do século XVI, mais precisamente entre os anos de 1520 e 1580, com a criação do Concerto para Cravo e em obras vocais de Ludovico da Viadana e Andrea Gabrieli sem estrutura típica.
Sinfonia – Consolidada como conceito na música erudita a partir do barroco, a sinfonia atual apresenta características bem diferentes do passado.
Ópera – é um estilo artístico teatral que consiste na composição dramática em que se combinam música instrumental e canto, contendo diálogo falado ou não.
Música de dança – não há como negar que a música clássica transformou o ballet, se tornando um gênero musical prazeroso de ouvir e dançar.
Suíte – é o nome dado ao conjunto de movimentos de instrumentos compostos com elemento de unidade para serem tocados sem parar.
Poema sinfônico – é conhecido por ser uma obra de caráter musical baseada em um poema ou um texto literário.
Uma curiosidade a respeito da música, você sabia que a partitura musical foi criada no início do 2º milênio? E, ainda assim, alguns músicos iniciantes têm dificuldades para aprender a como ler partitura.
Certamente, sua dúvida não era apenas o que é música clássica, mas também, onde ela surgiu.
Onde surgiu a música clássica?
A música clássica ou música erudita, surgiu na Europa, e se desenvolveu ao longo das centenas de anos.
Estipula-se que as primeiras aparições da música clássica foi no período da música antiga, que inclui a música medieval, de 476 até 1400, e a renascentista, de 1400 até 1600.
No início, a música clássica era tocada apenas para Reis e nobres da corte se divertirem e em eventos religiosos.
Somente entre o fim do século XVI e a metade do século XVIII, a música clássica começou a ganhar maior reconhecimento na Europa.
E então, foi nessa época que vários músicos começaram a se reunir para compor e reproduzir obras, dando início às orquestras.
As 5 músicas clássicas mais famosas
Dentre as 5 músicas clássicas mais famosas, posso citar:
- Mozart – Eine kleine Nachtmusik (Pequena Serenata Noturna)
- Beethoven – Für Elise
- Beethoven – Sinfonia nº 5 em dó menor
- Vivaldi – As Quatro Estações
- Johann Strauss II – O Danúbio Azul
Enfim, espero que tenha aprendido ainda mais sobre o que é música clássica. Caso deseje conhecer mais sobre música em geral, veja sobre a clave de fá e a clave de sol.