Fala estudante da música! Tudo bem com você? Esse post vai tratar do Campo Harmônico Menor. Vamos aprender como montar os 3 campos harmônicos menores relacionados as 3 escalas menores.
Não se preocupe, não é nada difícil aprender sobre esse assunto muito importante para o músico.
Depois que você aprender, vai perceber o quanto de ganho musical e benefícios que o estudo dos campos harmônicos vão fazer na sua musicalidade.
É mais ou menos assim…
Imagine tirar músicas de ouvido com mais facilidade e rapidez aprendendo o padrão de formação de acordes por tonalidade…
Imagine fazer modulações e trocar de tom em qualquer canção imediatamente…
Tudo isso você vai ser capaz de aplicar e dominar.
Saber isso, vai fazer você tocar melhor!
Campo Harmônico Menor: Sua Formação e Estrutura
O campo harmônico menor é um conjunto de acordes formados a partir das escalas menores naturais, melódicas e harmônicas.
Aprenda mais:
Esse conjunto de acordes também segue uma sequência, uma ordem, e são classificadas em graus.
→ Ao todo, são 7 graus para montar a estrutura de uma campo harmônico menor e você deve entender alguns pontos importantes que vamos aprender hoje aqui.
Está preparado?
Existem 3 tipos de campo harmônico menor baseados nas 3 escalas menores. Note que em cada tonalidade haverá uma sequência de 7 acordes.
O primeiro que vamos aprender agora é o natural.
Como montar o Campo Harmônico Menor Natural
O conjunto de acordes deste campo harmônico é formado pelas escalas menores naturais.
Estamos falando aqui da relativa menor da escala maior.
→ Curiosidade: Todo Acorde Maior Possui Acordes Relativos Menores. O Contrário Também Vale.
Mas o que são acordes relativos?
No caso do campo menor, são os acordes que possuem a maior quantidade de notas da tríade do seu relativo maior.
→ Por exemplo, para o Acorde C temos duas relativas menores: O Am e o Em.
Simples, eles são considerados relativos porque possuem duas notas da tríade de C.
Seguindo este conceito montamos facilmente o campo menor natural.
Porque este campo é a relativa do seu primo maior.
Para montar a tabela corretamente basta usar a seguinte sequência:
#1 Escreva a Escala Menor Natural
Partindo da primeira escala maior (dó maior) vamos encontrar sua primeira relativa menor VIm (Lá menor).
A partir daí, é só escrever as notas da escala menor natural a partir de sua tônica.
No caso, o exemplo se dá na escala de Lá menor, veja:
A – B – C – D – E – F – G
#2 Escreva a Tabela de Graus Acima da Escala
Veja a representação na imagem abaixo da fórmula do campo harmônico menor natural na escala de lá menor:
#3 Agora Basta Aplicar a Fórmula do Campo Harmônico que estamos estudando:
Vai ficar assim:
Am – Bm(b5) – C – Dm – Em – F – G
Pronto, desta forma você poderá montar todos os outros 11 campos harmônicos menores naturais.
Para isso, basta ir aplicando a fórmula em todos os tons da escala menor natural.
Se você quiser montar todo campo, e eu aconselho isso, lembre-se que:
- O Grau I sempre será o acorde da tonalidade do campo harmônico;
- O Grau I será um acorde menor;
- Os Graus III, VI e VII serão sempre acordes maiores;
- Os Graus I, IV e V serão sempre acordes menores;
- O Grau II é menor com a quinta diminuta (diminua meio tom da terceira nota tocada na tríade de Bm na posição fundamental)
Como montar o Campo Harmônico Menor Harmônico
A diferença entre o Campo Menor Harmônico e o Menor Natural é que o intervalo de 7ª se torna um intervalo maior.
Em outras palavras, basta você acrescentar um sustenido na sétima nota da escala.
Por exemplo em Lá menor:
A – B – C – D – E – F – G#
Essa mudança permite o campo menor harmônico possuir uma característica interessante.
A presença da função dominante. Isso mesmo, agora o Grau V serve de resolução para a tônica pois no campo menor harmônico o E não será mais menor e sim maior.
Experimente tocar o E e depois o Am no seu instrumento.
Imagino que você terá várias ideias na músicas que toca agora.
Finalizando essa parte o campo harmônico menor harmônico ficará assim em Am:
Terminado, fica dessa forma:
Am – Bm(b5) – C5# – Dm – E – F – G#º
Como montar o Campo Harmônico Menor Melódico
No nosso último tipo de escala menor e CH menor, aprenderemos sobre o campo menor melódico.
A diferença principal deste campo para o anterior é que a 6ª nota também recebe um sustenido, ou seja, também elevamos meio tom nela.
Desta forma, a escala menor melódica e o campo menor melódico ficarão assim:
A B C D E F# G#
Fórmula aplicada:
Terminado, fica dessa forma (em tríades):
Am – Bm – C5# – D – E – F#º – G#º
Tabelas dos Campos Harmônicos Menores em imagens
Aqui estão as tabelas de campo harmônico em imagens para você baixar e de quebra vou colocar a maior também. Você pode usar essas tabelas para estudar teclado e qualquer outro instrumento musical.
Campo Harmônico Menor Harmônico (Tétrades)
Campo Harmônico Menor Melódico (Tétrades)
Campo Harmônico Menor Natural (Tríades)
Pratique sem as sétimas e com as sétimas. Trabalhe bastante a inversão de acordes!
Leia também: Como Aprender a Tocar Violão
Resumo e Conclusão
Aprendemos hoje os 3 tipos de campos menores possíveis na teoria musical.
Também entendemos as diferenças entre elas, além de perceber que esses campos nascem e são formados através de suas respectivas escalas musicais.
Sugiro para sua leitura alguns artigos para complementar seu entendimento.
Aprenda também sobre campo harmônico maior.
E aqui você vai ler mais sobre a formação das escalas.
Nas próximas semanas vou deixar mais dicas aqui no site.
Espero realmente ter ajudado você! Se gostou compartilhe esse post nas suas redes sociais.