Está interessado em como aprender tocar teclado ou piano? Saiba que fez a escolha certa!

Não por ser o teclado a sua escolha, mas por se interessar em aprender uma arte.

E isso é importantíssimo pois querer é o primeiro passo para conquistar!

Se você quer ser um músico profissional ou mesmo somente tocar teclado na sua casa vai acabar se perguntando sobre como começar e que caminho seguir.

Destaquei alguns pontos principais pra você iniciar sua carreira musical independente do seu objetivo ao querer saber como aprender tocar teclado ou piano.

Mais conhecimento sobre tocar teclado - Como Aprender Tocar Teclado ou Piano - 5 Dicas Para Começar

Como Aprender Tocar Teclado: Existe idade certa para começar?

Não. Na minha opinião, nunca é tarde para começar a aprender tocar teclado, seja qual for sua idade.

Pode demorar um pouco mais de tempo pra uma pessoa do que para outra mas sinceramente, isso não é problema.

Se você está lendo essa postagem e quer aprender um instrumento, preciso compartilhar 5 dicas pra que você comece da forma correta.

Vamos especificar este tema para o aprendizado do piano e teclado mas algumas delas poderão servir para outros instrumentos também.

Dica 1 – Você Pode Começar a Saber Como Tocar Teclado Sem Ter Um No Início

Quando comecei, ainda não tinha teclado. Vou te contar o que eu fazia para ilustrar que querer aprender supera as dificuldades.

paper 3205411 1920 - Como Aprender Tocar Teclado ou Piano - 5 Dicas Para Começar

 

Eu desenhei um teclado numa folha, na verdade desenhei apenas uma parte do teclado.

Foram exatamente 12 teclas e isso foi o suficiente para eu estudar por conta própria a formação de acordes, entender um pouco de intervalos e fazer um pouco do que eu tinha feito na minha aula de música, mas tudo isso aliado a parte teórica.

Tentei também um teclado com alguém emprestado mas não deu muito certo.

Eu sugiro que você estude um pouco de teoria básica, veja alguns vídeos na internet (vídeos de conteúdos com qualidade).

Também que procure informações sobre os teclados, sobre as referências neste assunto no momento e que também faça um planejamento financeiro para poder conquistar o seu teclado.

Dica 2 – Como Aprender Tocar Teclado: O Melhor Teclado Para Comprar

Além de entender como aprender tocar teclado, você precisa estar bem ciente dos tipos que temos no mercado e saber escolher o que melhor vai te atender agora.

Se ainda não tem um teclado e vai comprar um, sugiro que procure um de 5 oitavas, que tenha pedal sustain (Pedal de Sustentação), que tenha alto falante e que seja sensitivo ao toque, isso é o básico.

Quanto a marca no começo, não vejo necessidade de indicar alguma a não ser pela qualidade do material e durabilidade.

Considerando as condições que citei acima os teclados da Roland, Kurzweil, Korg, por exemplo, normalmente são mais caros que os teclados da Yamaha (popular) e da Casio (menos usado).

musical instrument 1865597 1920 - Como Aprender Tocar Teclado ou Piano - 5 Dicas Para Começar

Comecei com um Casio na linha CTK, não era sensitivo ao toque.

Depois tive um Yamaha linha PSR sensitivo (são os mais conhecidos pra quem está começando), estudei num Roland XP (Vovô) ou seja conforme ia aprendendo eu trocava de teclado.

Tive há anos atrás um Kurzweil SP2X(meu favorito), Roland Juno DI para ocupar menos espaço, Yamaha P95, Rolando XP50, 80…

De todos eles pensando em nível básico, custo benefício talvez a linha PSR da Yamaha seja a melhor opção para quem está começando.

O problema é que logo logo ele não vai atender sua evolução.

Mas  se quiser um teclado para ficar alguns anos mais, sugiro que você defina se vai querer tocar sozinho em apresentações, tocar em banda, tocar só em casa, gravar, produzir… pois assim você saberá qual tipo de teclado comprar.

Vamos entrar nesse assunto agora!

Existem vários tipos de teclados que se diferenciam pelas funcionalidades, vou falar um pouco sobre as principais para você conhecer mais.

Como Aprender Tocar Teclado: Tipos de Teclado (Funções)

 ➡ Teclados Sintetizadores – Especialista em Timbres, é muito usado por bandas em palco. Como o próprio nome sugere seus sons são desenvolvidos sinteticamente.

 ➡ Teclados Arranjadores – Especialista em Ritmos e Estilos de Acompanhamentos, ponto forte na parte rítmica e o que o diferencial para quem toca sozinho se apresentando.

 ➡ Teclado Workstation – Muito utilizado em estúdios, esse tipo de teclado é capaz de produzir toda uma música sem precisar de outros instrumentos.

 ➡ Teclado Controlador – Não possui timbres em sua maioria. Seu foco é controlar outros instrumentos através de conexão midi. Bom para mixar e gravar em estúdio.

 ➡ Pianos Digitais – Especialista em timbres de piano. São os melhores nessa função.

Dica 3 – Como Aprender Tocar: Escola de Música ou Youtube?

Escrevi a pouco tempo sobre como estudar música sozinho pela internet e levantei alguns pontos importantes para quem escolhe estudar desta forma clica aqui depois e saiba mais!

Polêmica no ar hein! Vamos suavizar o assunto então.

Eu estudei muitos anos em Escola de Música e tive professores excelentes mas também já estudei assuntos mais específicos no Youtube como por exemplo, tocar o ritmo boogie-woogie.

Cada um tem seus pontos positivos e negativos, mas sugiro aos que quiserem aprender com Youtube que sejam didáticos e que tenham cuidado com a postura e a posição correta de fazer os exercícios ao tocar piano ou teclado.

lenovo 2477262 1920 1 - Como Aprender Tocar Teclado ou Piano - 5 Dicas Para Começar

Eu tendo para o lado da escola pois fez parte da minha formação.

Um professor do seu lado te dá um suporte melhor do que um vídeo, porém um vídeo pode te trazer um assunto específico de um especialista num determinado ritmo por exemplo e de graça. Avalie!

Acho que o ponto negativo de estudar sozinho é saber colocar o material na ordem certa.

Está com dificuldade de aprender? Leia também: Por quê não consigo tocar?

Dica 4 – Tempo de Estudo Diário

Caso tenha um teclado ou piano em casa, separe um lugar em que você não perca a atenção.

Próximo de uma televisão ou com o som das notificações do WhatsApp ligado não é uma boa ideia.

clock 2015460 1920 - Como Aprender Tocar Teclado ou Piano - 5 Dicas Para Começar

Se você tiver este cuidado com certeza terá um aproveitamento imensamente melhor e assim não precisará ficar muito tempo na frente do teclado com seu tempo sendo mal aproveitado.

 🙂 Sugiro 20 minutos a 1 hora por dia.

É melhor um pouco menos de tempo diário do que estudar 1 dia e ficar 5 sem ligar o teclado.

Dica 5 – Como Aprender Tocar Teclado: Trabalhe seu ouvido!

Essa dica é talvez a mais técnica para completar suas informações de como aprender tocar teclado. Procure um teclado que seja sensível a força que você fizer ao tocar uma tecla (essa função simula o peso e a sensibilidade das teclas dos pianos).

Os teclados sensitivos respondem ao toque, quanto mais forte mais alto o som, e quanto mais suave você tocar uma tecla mais baixo o som será emitido.

Isso trabalhará sua sensibilidade e intensidade ao tocar uma música.

Existem momentos em que uma música exige que um trecho seja tocado de forma mais suave e em outros precisamos ser mais intensos.

A intensidade é explorada por compositores musicais.

stage 2089831 1920 - Como Aprender Tocar Teclado ou Piano - 5 Dicas Para ComeçarAprender Tocar Piano e Teclado

Comece também a escutar suas músicas de forma diferente. Repare os instrumentos separadamente, escute o teclado, depois o contra baixo, a bateria e a guitarra.

Para você que já iniciou na música e quer avançar com sua percepção musical escrevi sobre um assunto muito importante que é aprender tirar músicas de ouvido!

Dando essa atenção a cada um, acredite, fará você desenvolver com o tempo uma boa sensibilidade ao tocar principalmente se estiver numa banda.

Mais detalhes sobre harmonia musical - Como Aprender Tocar Teclado ou Piano - 5 Dicas Para Começar

Você pode não conhecer algumas palavras que coloquei no texto, não se preocupe, rapidamente você conhecerá logo nos primeiros dias.

Essas dicas foram para que você comece seus estudos com qualidade. Com certeza você vai avançar mais do que imagina!

Atualmente você tem tido dificuldade em algum área de estudo no teclado?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!