A Importância do Campo Harmônico e do estudo para seu conhecimento, de forma geral, continua sendo uma das principais matérias na formação do músico desde o princípio dos seus estudos.
Não estou falando aqui de ensino acadêmico mas sim dos métodos que músicos sem pretensões profissionais utilizam para desenvolver seu lado musical.
O grande problema é que tenho acompanhado nas redes sociais muitas dúvidas com relação a estrutura de músicas, dúvidas que seriam facilmente respondidas ou até mesmo nem seriam perguntadas se nossos amigos tivessem o conhecimento do Campo Harmônico.
Nesse texto vou considerar pelo ponto de vista de quem não teve acesso ou quem ainda não deu total atenção a esse conhecimento de uma área importante da teoria musical.
Situações Que Envolvem o Conhecimento do Campo Harmônico
Começo listando algumas situações do cotidiano do músico em que a falta do conhecimento do Campo Harmônico geram grandes dúvidas e barreiras.
A Importância do Campo Harmônico: Modulação
1# Situação: A Importância do Campo Harmônico – Modulação
O que é modulação: Modulação na música é quando há mudança de tonalidade numa canção, podendo ela ser apenas de um trecho ou música inteira.
→ Existem casos em que um trecho da música apresenta outra tonalidade, a música começa em D por exemplo, mas no refrão ou na ponte ela altera (Modula) para outro tom e depois volta para D. Essa foi uma Modulação momentânea.
Aprenda mais:
→ Existem casos que a música modula em um certo trecho e quando volta ao início permanece alterada. Por exemplo, 1º parte em C, 2º parte em D.
Obs: Outro termo utilizado por músicos juntamente com Modulação é a Transposição. Existe uma pequena diferença entre as duas mas normalmente tratamos os 2 casos citados acima por Modulação e Transposição.
Necessidade do Campo Harmônico Neste Caso
Imagine-se nas seguintes situações (Lembre-se sob o ponto de vista do músico):
A: Eu estava tocando para um cantor e de repente quando eu entrei com ele no refrão algo parecia ter desencaixado, desafinado. Aí eu resolvi isso parando de tocar!
B: Eu peguei a cifra certa? Acho que este tom está errado! Porque a vocalista entrou no tom errado eu não sei mas agora estou com um problemão para começar o ensaio, terei que baixar uma nova cifra.
Nesse artigo você aprenderá um passo a passo bem bacana sobre um assunto que todo vocalista iniciante precisa saber. Clica lá!
Voltando ao nosso assunto…
Conhecer o Campo Harmônico é um processo e quando você começa a entender e estudar o Campo Harmônico paralelamente seu ouvido e percepção começam a ficar mais apurados. São os benefícios deste estudo.
Para as 2 situações que mostrei, conhecer o Campo Harmônico seria primordial e com certeza faria total diferença para o músico.
Diferença Principal: O campo Harmônico te faz tocar pensando em Graus. Isso na modulação é tudo!
Vou utilizar como exemplo, um arranjo do trecho da música Lindo És (David Brymer):
Exemplo em C:
Am – F – C – Em
Compare com a imagem abaixo de uma Campo Harmônico Maior:
Como você pode ver, nosso amigo teria todas as condições de tocar aquela música em qualquer tom se ele tivesse o conhecimento do Campo Harmônico. músico
A questão é que você precisa aprender tocar em Graus e para visualizar melhor este conceito vou repetir o trecho da mesma música do exemplo anterior só que agora vamos pensar em Graus.
Exemplo em Graus:
VIm – IV – I – IIIm
Conclusão: Quando você pensa e toca em graus bastará identificar o novo tom que você tocará todo resto da música com facilidade.
Mas como saber o novo tom? Vou responder agora!
2# Situação: A Importância do Campo Harmônico – Tirar de Ouvido
Essa outra situação é bem interessante porque nos dias atuais temos uma infinidade de forma de conseguir cifras prontas para tocar em segundos.
Isso, de uma certa forma, não permite que o músico tenha a curiosidade de tentar tirar uma música de ouvido.
A Importância do Campo Harmônico: Tirar de Ouvido
Treinar o ouvido é importante pra quem é músico, e fazer isso tentando tirar músicas de ouvido acelera demais esse desenvolvimento.
Saiba mais sobre este assunto em: Como Tirar Músicas de Ouvido.
Nesse artigo acima eu comento os passos para o músico conseguir tirar de ouvido com facilidade. Resumindo:
1º Passo: Um trecho simples (Ouça com Clareza)
2º Passo: Um dos maiores ajudadores: o Grave
3º Passo: Tirando as primeiras notas
4º Passo: Pelo Campo Harmônico ou tentativa
5º Passo: Identificando os acordes
Para quem quer tirar música de ouvido eu sempre indicarei como melhor ferramenta: Ouvir o Baixo – a região grave da música que vai te fazer tirar uma música com facilidade.
Necessidade do Campo Harmônico Neste Caso
Imagine-se nas seguintes situações (Lembre-se sob o ponto de vista do músico):
A: Vou ter que tocar uma música hoje a noite e não encontrei cifra dela na internet. O que fazer?
B: Baixei essa cifra da internet mas te muita coisa errada aqui. E agora, como vou corrigir?
C: Eu estava num local tocando e do nada o público pediu para que eu tocasse uma música que eles escolheram para o final do evento, não achei cifra na internet e faltam 15 minutos. Como vou conseguir essa cifra?
Simples ou não a resposta com certeza será tirar a música de ouvido.
→ De imediato identifique o tom da música;
→ Depois de tirar o tom da música procure esse tom na tabela de Campo Harmônico;
Assim você identificará muito rapidamente quais serão as próximas notas da música, por exemplo, dependendo do tom uma nota será maior ou menor. Olhe o exemplo abaixo em Bb:
Identificamos que o tom de uma determinada música é Bb, então as outras notas desta música serão:
O Campo Harmônico faz o músico ganhar tempo e ser mais completo. Além disso você poderá ajudar toda a banda com essas informações que não são restritas somente a um instrumento específico. Vale pra todos!
Para complementar o aprendizado sugiro esse artigo: Como estudar escalas?
Espero ter ajudado! Se tiver dúvidas, deixe nos comentários abaixo:
Espero que tenha compreendido a Importância do Campo Harmônico e até a próxima!