Fala tecladista ou futuro tecladista! Tudo bem? Você já sabe que existem vários tipos de teclados no mercado, marca, tamanho, cor e preço. Mas, sabia que existem tipos de teclados musicais que se diferenciam de acordo com as funcionalidades? Se você for comprar um teclado, precisa saber muito bem o que está fazendo para não ter problemas depois.

Imagina comprar um teclado achando que ele possui as funcionalidades que você precisa no palco ou num estúdio musical e se decepcionar com o resultado.

Curso Online De Teclado Completo - Tipos de Teclados Musicais: Aprenda a Identificar as Diferenças

Imagina comprar um teclado controlador, que em sua esmagadora maioria não possui timbres de fábrica, e na hora de começar a aprender a tocar teclado, ligar na tomada e não sair som nenhum.

Isso pode acontecer, se você comprar o teclado errado.

Existem tipos de teclados Arranjadores, Sintetizadores, Workstation, Pianos Digitais e Controladores. Hoje, vou te ensinar a identificar as diferenças os teclados pelas suas funcionalidades.

Quais os tipos de teclados musicais que existem no mercado?

As funcionalidades de cada tipo de teclado - Tipos de Teclados Musicais: Aprenda a Identificar as Diferenças

Temos basicamente 5 tipos de teclados musicais como opções para comprar nas lojas. Eles são os teclados Arranjadores, Sintetizadores, Workstation, Pianos Digitais e Controladores que se diferem por suas funcionalidades.

Cada um possui uma característica para se encaixar com seus objetivos na música.

Mesmo se você for aprender a tocar em casa ou através de um Curso de Teclado Online ou até mesmo presencial, terá que dar um tiro certeiro na hora de escolher.

Vamos aos tipos:

#1 – Teclado Arranjador

Os tipos de teclados arranjadores possuem como característica principal a execução de ritmos e acompanhamentos enquanto o tecladista toca os acordes e faz, muitas das vezes timbres de baixo na mão esquerda com a função split.

São amplamente usados por músicos que tocam sozinhos em bares, restaurantes, festas e outros eventos.

#2 – Pianos Digitais e Stage Piano

Esses caras são muito utilizados, principalmente por serem os tipos de teclados que possuem timbres muito próximos dos timbres dos pianos.

Outra característica é que o Piano digital ou Stage Piano (Piano de palco) tem as teclas parecidas com as do piano em peso e resposta.

Então, se você quer um teclado que pareça um piano, esse aqui é o cara.

Um ponto para destacar é que estes teclados não possuem variedades de timbres, normalmente possuem menso de 64 opções de timbres entre pianos, pianos elétricos e poucos strings (cordas).

Mesmo assim é possível utilizar a função Dual em muitos desses teclados.

Nessa função, é possível tocar dois timbres diferentes na mesma tecla.

#3 – Teclados Sintetizadores

Esse tipo de teclado é muito usado em performance nos palcos e estúdios. Sua característica mais marcante é a possibilidade do músico editar, criar e desenvolver seus próprios timbres.

Os sons são sintetizados, diferentemente do piano que emite sons por ação mecânica dos martelos nas cordas.

Os teclados sintetizadores são normalmente mais caros, porém existem algumas linhas da Roland e Yamaha por exemplo, de baixo custo.

Quanto maior o investimento nos sintetizadores, mais o teclado tem a oferecer em qualidade.

#4 – Teclados Workstation

Aqui estão um dos tipos de teclados que exigem os maiores investimentos. Possui diversas funcionalidades e são muito usados em palcos e mais ainda em grandes estúdios de produção.

É como se fosse um sintetizador super evoluído.

É um instrumento muito completo e de alto investimento. Se você está começando a aprender tocar teclado em casa não é uma opção para iniciar.

Você pode produzir músicas só com este instrumento musical.

#5 – Teclados Controladores

A galera das teclas nos tempos modernos tem preferido muito estes caras. Os teclados controladores fazem o que o nome diz, controlam outros teclados e funções com o toque de uma tecla previamente programada.

→ Cuidado: Esse tipo de teclado não possui som ou timbre de fábrica. Os caras, chegam mudos e saem calados se você não souber usar de forma integrada com outro sintetizador ou um notebook com VSTs bem editados e construídos.

Resumindo: Você vai precisar sempre de outro equipamento para tocar com o controlador.

Quais os tipos de teclados para um iniciante comprar?

Com certeza se eu voltasse quase uns 18 anos atrás com a com tecnologia do Stark e Hank Pym, que os vingadores usaram eu com certeza escolheria entre um teclado Arranjador, Sintetizador ou Stage Piano.

A partir daí você terá que definir seu objetivo musical.

Se for tocar sozinho nas noites, bares, festas… Arranjador é o cara.

Se for tocar na igreja, estudar em casa, editar e criar seus timbres, Sintetizador.

Se você quer reproduzir os timbres e o peso das teclas do piano com qualidade, compre um Stage Piano.

Alguns músicos usam qualquer um desses 3 tipos de teclado para tocar em igrejas e eventos. O Arranjador é mais adequado quando você for se apresentar sozinho.

→ Outros assuntos interessantes: 

O que um teclado precisa ter para um iniciante?

O que um teclado precisa ter - Tipos de Teclados Musicais: Aprenda a Identificar as Diferenças

Para você que está começando na música, eu sugiro que escolha um teclado que atenda ao mínimo de requisito possível para que você possa desenvolver suas habilidades e reproduzir de modo quase perfeito as técnicas que vai estudar.

Anote aí o que um bom teclado precisa ter para um tecladista iniciante:

  • Pedal Sustain;
  • Teclas Sensitivas ao Toque.

Esse é o básico e primordial para você iniciar bem sua caminhada.

O pedal sustain é um equipamento que você tocará com o pé enquanto toca. A função dele é sustentar o som enquanto sua mão se movimenta para tocar outra nota ou acorde.

As teclas sensitivas vão dar a intensidade que as músicas precisam ter. Se você tocar as teclas de forma leve o som será emitido com volume baixo, se você tocar forte vai perceber que o som sairá mais alto.

Bônus: Dicas de exercícios para novos e antigos tecladistas

Agora que você sabe o que comprar, vou deixar aqui algumas sugestões de exercícios e temas para você estudar teclado com qualidade. Segue as dicas!

Ao estudar sobre os intervalos musicais você estará apto para estudar as Escalas Musicais, depois disso saberá facilmente Como formar os acordes para teclado e piano.

Esse caminho é essencial para entrar nos estudos do Campo Harmônico Menor e do Campo Harmônico Maior.

Para deixar seus estudos ainda mais interessantes que tal tirar música de ouvido? Mas será que você tem um ouvido relativo ou um Ouvido absoluto?

Acrescente aos seus estudos os assuntos relacionados a Harmonia Funcional.

Mais detalhes sobre harmonia musical - Tipos de Teclados Musicais: Aprenda a Identificar as Diferenças

Conclusão sobre os tipos de teclados

Você tem várias opções de tipos de teclados para comprar, os modelos são bem variados em tamanho, cor e preço. O que você deve realmente pensar é no seu objetivo como músico.

Eu sempre sugiro para os novos tecladistas teclados como os sintetizadores Roland XPS 10 (Bom custo benefício), Roland XPS 30 (Um pouco mais caro que o 10), Roland Juno (o GI é melhor que o DI).

Sugiro também os “Stage Piano” Yamaha da linha P e da linha NP, Roland Go, Kurzweil linha SP (Meus preferidos para reproduzir sons mais parecidos com o Piano). Praticamente todos deste tipo de teclado possuem alto falantes internos exceto os teclados da Kurzweil.

Existem muitos outros modelos de teclados e como professor eu sempre aconselhei os alunos que tive a estudar em teclados que tivessem as teclas pesadas, que é o caso da maioria dos SP’s.

Assim você treina bem a força dos dedos no teclado.

→ Detalhe importante: Normalmente os sintetizadores não vem com alto falante interno, você precisará de bons fones ou de caixas de som.

Espero que eu tenha te ajudado a identificar as diferenças que existem entre os tipos de teclados existentes. Vale destacar que praticamente todas as marcas de teclado como Roland, Yamaha, Casio, Korg, Kurzweil e tantas outras possuem fabricam todos os tipos de teclados. Leia e escute bastante antes de escolher!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!