Oi! Tudo bem? Sei que pode parecer difícil saber e ter informações de como tocar teclado passo a passo para você, eu mesmo já passei por isso.

“Será que vou conseguir? Como é que vou tocar isso? Como eu queria saber tocar essa música do…”.

Pode ser que você já tenha feito algumas perguntas iguais a essas ou até mais, só que eu também quero te ajudar a entender que o segredo de aprender teclado está dentro de você mesmo.

Mais conhecimento sobre tocar teclado - Como Tocar Teclado Passo a Passo: O Caminho Que Você Precisa Seguir
Você vai concordar que com o passar do tempo a gente vai vencendo muitas barreiras na vida e na música não é diferente.

Quase duas décadas depois, estudando, tocando, pesquisando, estudando de novo a gente aprende que seguir um passo de cada vez e principalmente saber quais são e a ordem desses passos é fundamental para o aprendizado.

Acompanhe esta leitura pois vamos descobrir uma forma definitiva de começar a estudar teclado, mentalizando cada passo de uma vez.

Guia: Aprender Como Tocar Teclado Passo a Passo e Bem

piano 2564908 1280 - Como Tocar Teclado Passo a Passo: O Caminho Que Você Precisa Seguir

Você está pronto? Se preferir pegue um caderno e uma caneta para anotar as respostas para suas dúvidas pois teremos um longo artigo pela frente.

Espero que esteja motivado porque estou trazendo o máximo de informação possível para você ser um tecladista de sucesso!

Como Tocar Teclado Passo a Passo: Encontre o Teclado Correto Para Aprender a Tocar

Antes de saber qual teclado comprar você precisa entender e escolher seu objetivo.

Não vou começar uma lista aqui de tipos de tecladistas ou gosto pessoal, mas vou trazer características de cada tipo de teclado musical para você começar a aprender.

Com certeza essa lista vai te ajudar a definir seu objetivo para tocar teclado passo a passo, confirmar aquilo que você já pensa em fazer lá na frente ou até mesmo evitar que você invista errado no começo.

Como Tocar Teclado Passo a Passo: Tipos de Teclados

 ➡ Teclados Controladores – Usado para controlar outro teclado ou até outros equipamentos. Possui uma variedade de tamanho e ferramentas podendo controlar os timbres, programações, efeitos e muito mais. Você pode encontrar controladores por preço acessível.

Mas fique atento pois a grande maioria desses teclados não possui sons (Timbres) próprios.

Quando você for comprar um teclado controlador estude bastante as informações técnicas, entradas, controles (botões) e drivers. 

 ➡ Teclados Arranjadores – Esses caras são especialistas em ritmos e acompanhamento e este é o foco principal.

Possuem sons (Timbres) próprios e em alguns modelos é possível editar e inserir timbres. Existe variedade de modelos e preços.

Músicos que tocam e cantam sozinhos usam este tipo de teclado, mas não é limitado só a isso. 

 ➡ Teclados Sintetizadores – Focado na criação e edição de timbres além de já possuir uma enorme quantidade de timbres sintetizados na memória.

Com um sintetizador você tem uma infinidade de possibilidades de sons podendo criar e editar eles com programas de computador específicos.

São bastante utilizados em palco, igrejas, bandas…

 ➡ Teclados Workstation – Esses são bem completos, para você ter uma ideia esse teclado permite a produção de um álbum musical completo só feito com ele e por isso são muito utilizados em estúdios. normalmente são bem caros. 

 ➡ Pianos Digitais – Divido entre os de armário, que são pesados e de difícil mobilidade, e os Stage Piano que são portáteis no formato dos teclados comuns.

São focados em Timbres de Pianos e normalmente não é possível trabalhar os Timbres como os Sintetizadores.

São excelentes para reproduzir os sons originais de Pianos, e também possuem os pesos e tamanhos das teclas quase que idênticos aos pianos.

Outro detalhe importante é que como os Arranjadores, este tipo de teclado possui alto falante próprio. 

 💡 Dica 1: Para começar os estudos os mais recomendados são os Stage Piano, Sintetizadores e Arranjadores.

 💡 Dica 2: Todas as opções possuem entrada para fones de ouvido específicos, para uma boa qualidade de som mas, se você não quiser usar fones fique atento na hora de escolher um teclado com alto falante próprio ou não.

 💡 Dica 3: Como nosso foco é saber como tocar teclado aconselho você a entrar nos sites dos fabricantes e fazer suas pesquisas.

Nos sites você também vai encontrar as opções de teclados separados pelos tipos, igual eu disse acima.

 💡 Dica 4: Sou a favor de teclados com peso de teclas de piano, para estes tipos de teclado pesquise por teclados de entrada (termo usado para teclados com preços mais atrativos e não perdem quase nada na qualidade).

 💡 Dica 5: Baseie sua escolha considerando estas funções básicas: teclas sensitivas, entrada para pedal sustain (e também o pedal).

Lista de alguns fabricantes: Roland, Yamaha, Korg, Casio, Kurzweil, Nord e outras mais.

Aprendendo a Tocar Teclado do Zero: O Que Ter Basicamente

Para fixar essas informações preparei esse infográfico com uma simples lista de 5 coisas que um teclado precisa para você começar a aprender como tocar teclado.

 

Visão Geral do Seu Teclado - Como Tocar Teclado Passo a Passo: O Caminho Que Você Precisa Seguir

Transcrição do Infográfico Como Tocar Teclado Passo a Passo

Antes de começar a aprender como tocar teclado, você passará pelo momento da escolha do seu equipamento então, montei esse infográfico bem simples para te ajudar com algumas ferramentas básicas que o seu futuro teclado precisará ter.

Verifique se ele possui teclas sensitivas ao toque, pedal sustain (alguns modelos não vem com este acessório) e metrônomo (pode ser substituído por um aplicativo de celular.

 💡 Dica: Se você tiver que comprar o pedal sustain separado, verifique qual o modelo de pedal apropriado para seu teclado.

Cada fabricante tem uma especificação então não caia no papo do vendedor para você comprar um “pedal universal”.

Como Tocar Teclado Passo a Passo Para Iniciantes: Visão Geral

Continuando nosso passo a passo de como tocar teclado vou te listar agora alguns detalhes importantes no seu instrumento para completar um pouco mais suas informações.

musical instrument 1865597 1920 e1528747496790 - Como Tocar Teclado Passo a Passo: O Caminho Que Você Precisa Seguir

 ➡ Tamanho

Existem vários tipos de tamanhos de teclados e com certeza não te indico levar uma trena para loja e medir cada um deles.

Não é necessário, para isso vamos entender que visualizamos o seu tamanho pelo número de teclas e mais especificamente pela quantidade de oitavas.

Vou te apresentar um conceito bem prático e visual.

Para saber quantas oitavas possui um teclado basta contar quantos conjuntos de 2 + 3 teclas pretas o equipamento tem.

Existem teclados de 5, 6, 7 oitavas e também controladores que podem ter 1 ou 2 oitavas.

Veja a figura abaixo que exemplifica isso.

 

Oitava - Como Tocar Teclado Passo a Passo: O Caminho Que Você Precisa Seguir

 ➡ Entrada Para Fone

Essa é uma dica rápida. Verifique qual a entrada de fone do teclado, atualmente alguns modelos estão vindo com uma entrada para P2 que é o plug comum dos fones dos nossos celulares.

Mas, existem também teclados com a entrada P10 então, caso o seu fone (Tem que ser bom) seja o do plug P2 você terá que comprar um adaptador P2/P10.

O contrário também vale pois, existe adaptador P10/P2, depende do seu fone. Prefira os Estéreos.

 💡 Dica: Atualmente, comprei um Roland XPS10 (R$2100,00) para dar aula para minha filha e este teclado tem a entrada P2 então, não precisei de adaptador e o fone que eu comprei foi da AKG K414P. 

 ➡ Timbres e Ritmos

Verifique se o teclado que você está interessado tem os Timbres básicos de Piano, Pianos Elétricos, Strings e Acompanhamentos. Fique atento ao tipo de teclado, já falamos sobre isso.

Normalmente os teclados vem com os bancos de timbres separados no painel bem em cima das teclas.

Pianos, EP, Organ, Strings, Brass, Synth, Pad, World, Drums… são alguns deles mas, isso vai depender do modelo. 

Aprendendo Como Tocar Teclado Passo a Passo Com Exercícios de Dedilhado (Com Infográfico)

Para deixar esse guia de como tocar teclado passo a passo mais completo, montei 2 infográficos para você. 

Vamos colocar a mão na massa? Sei que você vai buscar uma infinidade de exercícios e músicas para tocar pela internet.

Dicionários de acordes, escalas e arpejos. Mas o que eu estou te oferecendo aqui é um caminho básico porém essencial para seu aprendizado no teclado.

Utilize sempre técnicas de piano e uma que eu vou te mostrar aqui e a técnica de Hanon (Charles-Louis Hanon) pianista, compositor e professor que no século XIX desenvolveu uma série de técnicas para trabalhar a coordenação motora, agilidade, força nos dedos e independência de mãos.

Para encontrar este e mais dedilhados separe um tempo para procurar depois por: The Virtuoso Pianist.

Seus trabalhos são amplamente conhecidos entre os pianistas e um deles foi a série de dedilhados que ficou conhecido como Hanon.

É muito simples encontrar esses vídeos na internet.

Como Tocar Teclado Passo a Passo: Dicas Para Qualquer Exercício de Dedilhado

Preparei outro infográfico para te auxiliar nos estudos de qualquer dedilhado, você poderá baixar e aplicar em seus estudos de teclado.

dicas para aplicar em qualquer exercício de dedilhados - Como Tocar Teclado Passo a Passo: O Caminho Que Você Precisa Seguir

⟩⟩ Para Baixar o Infográfico Gratuitamente Clique Aqui! ⟨⟨

Use este infográfico em seu site:

Transcrição do Infográfico Como Tocar Teclado Passo a Passo

Faça sempre exercícios para as duas mãos trabalhando separadamente e só depois que estiver seguro e executando perfeitamente junte as mãos.

Faça cada exercício 10 vezes antes de passar para o próximo Tom.

Seu metrônomo deve estar em 60 bpm e sua meta é chegar com todos os tons treinados juntos em 120 bpm praticando de 5 em 5 bpm.

Obs: BPM (Batidas por minuto). Temos um artigo detalhado sobre isso.

 🙂 Anote suas conquistas numa planilha ou caderno e planeje o se alvo por prazos. Se quiser baixe esta planilha simples que vou deixar aqui para você imprimir.

⟩⟩ Para Baixar a Tabela de Evolução Geral na Música Clique Aqui! ⟨⟨ 

 

 🙂 Também vou deixar para você baixar uma Tabela de Controle de Exercícios Para Escala e Arpejos.

 

⟩⟩ Para Baixar a Tabela Velocidade das Escalas e Arpejos para Teclado ou Piano Clique Aqui! ⟨⟨

 

Como Tocar Teclado Passo a Passo Com Cifras

Existem algumas linguagens universais para que possibilitam músicos de países diferentes tocarem a mesma música sem errar. Uma delas se chama Cifra.

paper 3205411 1920 e1528747630550 - Como Tocar Teclado Passo a Passo: O Caminho Que Você Precisa Seguir

 

Essas linguagens são chamadas de Cifra, Partitura e Tablatura.

A Tablatura é usada para instrumentos de cordas como guitarra, baixo e violão. Já as cifras e partituras atingem todos os músicos principalmente a partitura.

Aconselho fortemente você buscar informações e estudar devagar partitura mas, sei também que estudar só partitura pode ser um pouco desestimulante pra quem está começando.

Principalmente quem ainda está na fase de querer informações de como tocar teclado do absoluto zero.

A esmagadora maioria de iniciantes atualmente querem tocar logo uma música, então vamos decodificar alguns símbolos nas músicas cifradas.

 ➡ Cifras

As cifras são representas pelas primeiras letras do Alfabeto e relacionadas com a referência de afinação que o Lá 440hz.

  • A B C D E F G para o Lá, Si, Dó, Ré, Mi, Fá, Sol;

Além dos símbolos das notas você verá frequentemente o (#) sustenido que eleva meio tom de uma nota e o (b) que diminui meio tom de uma nota.

No teclado esse dois últimos símbolos estão presentas nas teclas pretas. 

Você também verá números e outras letras ao lado das letras principais indicando um acréscimo de nota no acorde como por exemplo: 7, 9, 11, 13, 4, sus,  M(Indica Maior), m(Indica Menor).

Exemplo de Acorde Cifrado: C#7M/9 – Dó sustenido com 7ª Maior e Nona.

Mais detalhes sobre harmonia musical - Como Tocar Teclado Passo a Passo: O Caminho Que Você Precisa Seguir

O Caminho Correto de Aprender a Como Tocar Teclado Passo a Passo

Para que esse artigo não fique cansativo vou te mostrar um guia para seus estudos, para te ajudar a saber como tocar teclado passo a passo e da maneira certa.

Como Tocar Teclado Passo a Passo (1) – Estude os Intervalos

Intervalo é a medida da distância entre as notas e esta distância se mede em semitons ou podemos dizer também meio tom.

Não gosto de dizer que se mede em tom porque na verdade se você olhar para o teclado vai ver, é claro, que as teclas ficam um do lado das outras e não separadas por um vão vazio ou por notas mudas.

 ➡ Olhe para o teclado a partir de agora como um todo incluindo as teclas pretas e você vai perceber que o D não está exatamente ao lado do C tem uma tecla preta no meio, portanto, existe uma distância maior do que você imagina entre o C e o D e essa distância é chamado de Tom.

Como esta tecla preta entre os dois emite um som ela é também uma nota musical e pode ser chamada de C# (Dó sustenido) ou Db (Ré bemol). Isso mesmo, cada tecla preta pode ter dois nomes.

Por isso temos que dizer que intervalo é a medida de meios tons, então a distância entre C e D é o somatório de dois meios tons (semitons). Do C para o C# e do C# para o D (meio + meio = 1 Tom).

Como Tocar Teclado Passo a Passo (2) – Estude a Formação das 4 Primeiras Escalas Principais

Entendo o conceito de intervalo você vai entrar no estudo das escalas e poderá formar elas através de suas fórmulas. Isso mesmo, existem fórmulas para montar escalas.

Como Tocar Teclado Passo a Passo: Numeração do Dedos

Mãos Números dos Dedos 300x202 - Como Tocar Teclado Passo a Passo: O Caminho Que Você Precisa Seguir

 

Como Tocar Teclado Passo a Passo: Fórmula das Escalas Maiores

Vou colocar agora o padrão das escalas maiores completo: T, T, ST, T, T, T, ST. Usaremos a escala de C como exemplo.

Escala Maior C - Como Tocar Teclado Passo a Passo: O Caminho Que Você Precisa Seguir

Do C ao D temos T, do D ao E outro T, do E para o F ST… Siga a fórmula. Repare que não há # ou b na escala de C maior.

Agora preste atenção na fórmula acima e foque nos ST entre o E e o F e entre o B e o C. Olhou? Agora olhe no teclado estas notas e você verá a mágica acontecer.

Isso mesmo, não há tecla preta entre elas. Incrível né!

Siga o modelo e a tabela abaixo para treinar essa escala:

Escala C 1 Oitava - Como Tocar Teclado Passo a Passo: O Caminho Que Você Precisa Seguir

Passagem de dedos ME – Quando a mão esquerda estiver indo para direita do teclado você precisará saltar o dedo 3 por cima do dedo 1 e quando a mão esquerda voltar o dedo 1 passa por baixo do dedo 3.

 Passagem de dedos MD – Quando a mão direita estiver indo para direita do teclado você precisará passar o dedo 1 por baixo do dedo 3 e quando a mão direita voltar o dedo 3 por cima do dedo 1.

 Lembre-se de utilizar o metrônomo iniciando em 60bpm.

💡 Quando você estiver trilhando o caminho entenderá melhor a importância do metrônomo. 

 🙂 Sua próxima pesquisa na internet deverá ser assim, como tocar teclado com metrônomo sempre.

Como Tocar Teclado Passo a Passo: Fórmula das Escalas Menores Naturais

Fórmula: T, ST, T, T, ST, T, T. Usaremos a escala de Am como exemplo. Olhe a tabela abaixo:

Escala Menor - Como Tocar Teclado Passo a Passo: O Caminho Que Você Precisa Seguir

Siga o modelo e a tabela abaixo para treinar essa escala:

Escala Menor Visão - Como Tocar Teclado Passo a Passo: O Caminho Que Você Precisa Seguir

Para fixar o aprendizado das escalas para teclado pegue as fórmulas e monte as outras escalas.

Como Tocar Teclado Passo a Passo (3) – Estude a Formação de Acordes Para Teclado e Piano

Os acordes são formados por pelo menos 3 notinhas tocadas simultaneamente e com uma distância definida entre as notas, são essas distâncias que definem se o acorde é maior ou menor.

Para aumentar a quantidade de ferramentas que você vai ter para responder seu anseio de saber como tocar teclado leia o artigo Como Formar Acordes que trará informações completas sobre formação de acordes.

Lá também tem dicionário de acordes para você consultar.

Como Tocar Teclado Passo a Passo (4) – Comece a Estudar as Escalas Musicais e os Arpejos em Tríades dos Acordes Formados

Já falamos sobre a formações das escalas e acordes, já deixei aqui ferramentas de controle para seu aprendizado e depois que você tiver o conhecimento das tríades busque exercícios de dedilhados em tríades.

Vou escrever um artigo sobre o assunto então clica no sininho no canto esquerdo e se inscreve para receber notificações de novos artigos e material gratuito aqui no site.

Como Tocar Teclado Passo a Passo (5) – Estude Bastante os 4 Principais Campos Harmônicos Correspondentes as 4 Escalas Estudadas

Estamos chegando no final do nosso mapa de aprendizado para saber como tocar teclado e vou fechar com um assunto muito importante para que você não fique apenas no básico. 

Vou deixar essa sugestão de artigo para você ver sobre a importância de se estudar campo harmônico. Clique Aqui!

Resumo Do Que Você Leu Sobre Como Tocar Teclado Passo a Passo

Minha jornada digitando esse conteúdo termina por aqui mas a sua em descobrir como tocar teclado passo a passo apenas começou e me sinto empolgado como se fosse meu primeiro dia.

  • Qual o teclado correto? Tipos de teclados…;
  • O que um teclado precisa ter;
  • Visão Geral de um teclado;
  • Dicas para aplicar em qualquer exercício de dedilhado;
  • Aprendemos sobre as Cifras;
  • Listamos os 5 passos de Como Tocar Teclado;

Abraço e até mais!

 🙂 Gostou do Guia Como Tocar Teclado Passo a Passo? O que você tem estudado no teclado atualmente?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!